Festas e eventos em Cananéia - SP

Cananéia recebe o segundo fórum participativo “Econegociação” da Ong IPÊ

Data: . - Cananéia

O evento acontece entre os dias 19 e 20 de abril no bairro continental Ariri
 
Após 4 anos do primeiro encontro, o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas -, uma das maiores Ongs socioambientais do Brasil, presente em seis regiões do país com 50 projetos de conservação da biodiversidade, dentre eles, um desenvolvido em Cananéia, na comunidade Ariri, realizar a 2ª Econegociação, um evento que visa dar continuidade aos projetos já realizados na região, reunindo diversos públicos (comunidade, pesquisadores, representantes dos órgãos e agências
governamentais e organizações da sociedade civil). A Enconegociação tem como objetivo rever, apontar estratégias e alternativas para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da comunidade local, em harmonia com a conservação dos recursos naturais.
 
A Econegociação, que acontecerá no centro comunitário do Ariri, Cananéia, das 09:00 às 18:00 horas, visa também ajudar a identificar possíveis parcerias para que os trabalhos socioambientais existentes tenham continuidade ou se ampliem. A equipe do IPÊ prevê a participação de cerca de 80 pessoas e conta com o apoio da Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia.
 
A 1ª Econegociação do Ariri, realizada em 2009, foi fundamental para o desenvolvimento de várias ações acordadas durante a oficina e para a consolidação de importantes parcerias. Os êxitos dessa estratégia, e da articulação a priori, necessária para que ela alcançasse seu importante objetivo, resultaram em importantes avanços na melhoria da qualidade de vida aliada à conservação da biodiversidade.
 
O IPÊ atua na região do Lagamar há mais de 10 anos, onde realiza pesquisas aplicadas à conservação do Mico-Leão-da-Cara-Preta (Leontopithecus caissara), espécie que só existe na região de Cananéia (Ariri) e Guaraqueçaba (Parque Nacional do Superagüi) e é um dos primatas mais ameaçados de extinção do mundo. Além das pesquisas com o mico, o IPÊ busca envolver as comunidades locais e facilitar processos que estimulem a cidadania e a melhoria da qualidade de vida dos caiçaras, donos de diversidade biológica e cultural única que fazem dessa região umas das áreas mais ricas em recursos naturais do planeta.
 
Mais informações também podem ser obtidas através do site www.ipe.org.br ou direto com a pesquisadora Camila no telefone (xx11 ) 9218-6272.
=